Se você se interessa pela artes marciais chinesas, a F.B.A.M.W. (Federação Brasileira de Artes Marciais Wudang) é o lugar certo para desenvolver suas habilidades e aprender a verdadeira arte marcial vinda diretamente da China.
A arte marcial nasceu em uma época remota de guerras e conquistas, para necessidade de proteção do povo, e só sabemos isso com registros históricos da época por volta de 2697 a.C. atribuído ao lendário imperador HuangDi, que organizou um modo de ataque e defesa com as mãos armadas utilizando: bastões com as pontas afiadas, pedras afiadas em formatos de espadas, pedras para arremessar e galhos em chamas. Numa época tão antiga onde a comunicação também era difícil, eles não nomeavam nenhum tipo de modalidades ou estilos.
O foco seria apenas treinos de golpes diretos para que os guerreiros matassem sem piedade indo direto com ataques fatais como, furar o peito para atingir o coração ou cortar a cabeça. E hoje só sabemos um pouco de tudo isso por que, esses acontecimentos foram gravados em cascos de tartaruga, em madeiras ou pedras. O imperador HuangDi é considerado o fundador da nação chinesa, em seu governo foi onde deu origem a cultura do povo chinês. Ele criou um sistema de orientação através do imã (Bússola), nasceu a seda, a crença pelo Tao, as armas, a organização, estratégia e etc…
A técnica marcial taoista é a mais antigas forma de proteção do mundo. E a arte marcial das montanhas de Wudang, chamada também de a arte da paz interior, pelo motivo do filho do imperador HuangDi. Ele foi para lá buscar um contato mais direto com o Tao (o criador) e com isso onde nasceu a origem da arte marcial das montanhas de Wudang, levando com ele a pura cultura taoista cheia de cerimônias e poderes para a elevação espiritual. Por isso esse estilo de arte marcial é especial e contém muitos segredos ligados a paz espiritual, ao equilíbrio da mente e do corpo, as ligações energéticas yin e yang respiração e matéria. São muitos caminhos a serem percorridos até total desenvolvimentos.
Um praticante desta milenar arte marcial aprende tantos valores nobres como, lealdade, justiça, respeito, perseverança, coragem, paciência, humildade e honra.
As artes marciais de Wudang compreendem muitos métodos de treinamentos projetados para manter o corpo e a mente saudável e aumentar a longevidade, ganhando habilidades para executar golpes eficazes de defesa e ataque. Podemos ver que não é apenas uma simples escola de artes marciais, mas um sistema completo para autodefesa e preservação da saúde. Todos os movimentos das aulas são padronizados e foram cuidadosamente estudados para que trabalhe harmonicamente todos os canais energéticos iniciando do céu para terra, unindo as energias yin e yang, fazendo com que o praticante renove e tonifique suas energias, tanto mental quanto física a cada pratica.
Os Mestres Wudang, contém as mais antigas formas de desenvolvimentos filosoficos e cerimôniais taoistas. A combinação na pratica marcial dos conceitos tradicionais do Taiji, Yin e Yang, WuXing (Cinco Elementos) e BaGua (Oito Trigramas), trás para os estudantes o princípio das habilidades de combate com e sem armas.
A base das artes marciais Wudang, consiste em estudar as leis da vida e da natureza.
Pode-se dizer que a arte marcial de Wudang é a cristalização da exploração natural da vida.
Todos os Mestres Wudang são muito rigorosos com si mesmos, procurando sempre estarem treinando e mantendo a ordem, seus alunos são examinados dentro de três a cinco anos para ver se podem ser ou não um Discípulo para assim guardar a herança de toda uma geração. Os ensinamentos dos nossos antepassados, são transmitidos com muitos detalhes para que o discípulo grave no seu coração todas as palavras ditas do mestre, como uma escrita no metal e transforme seu corpo como forjar o ferro até que se torne aço. Os discípulos tem grande respeito pelos mestres.
Os exames são concedidos para que só os alunos de habilidades profundas possam caminhar a uma nova fase onde aumentarão seus conhecimentos. Aproximadamente no ano de 1973, as sagradas montanhas de Wudang abriram as portas para o ensinamento das artes marciais internas para as pessoas que não viviam nas montanhas, então os mestres tiveram a oportunidade de mostrar publicamente essa preciosa e riquíssima habilidade de defesa e ataque e a cultura Taoista, conservada por milhares de anos. Hoje tem gente de todo canto do planeta com muita afinidade com a cultura Taoista e sua arte marcial, indo buscar os conhecimentos e assim transmitir em seus respectivos países como: Brasil, Alemanha, Itália, Dinamarca, Espanha, EUA, Rússia, Cingapura, Taiwan, Chile e Portugal.
Desde 2008 até os dias de hoje está arte marcial vem se difundindo no Brasil crescendo, graças ao Mestre ChenZishan ( Leandro Molina Simon) que é 16ª geração de descendente e o primeiro ocidental a ter recebido toda a herança da cultura marcial Taoista. Ele é o único brasileiro com autorização para difundir e organizar o Wudang no Brasil.