MENU

O kung fu WUDANG é um dos dois estilos mais representativos das artes marciais chinesas tradicionais. Existe um ditado popular na China que “No Norte, Shaolin Kung Fu é rei; no Sul, o Wudang Kung Fu governa.”

Ao contrário de sua contraparte norte, conhecida por sua forma “externa” de artes marciais e integração com o zen-budismo, o Wudang kung fu é uma arte marcial “interna” baseada na filosofia e nos cânones do taoismo, uma religião chinesa.

Wudang Kung Fu é nomeado após as Montanhas Wudang, um centro sagrado do Taoismo e lar de um complexo de famosos templos taoistas. Localizadas na província de Hubei, no centro da China, ao sul da cidade de Shiyan e ao norte da floresta de Shennongjia, um Patrimônio Mundial da UNESCO, as Montanhas Wudang são consideradas pelos taoistas como o lugar ideal do país para alcançar Taihe ou “grande harmonia”, o pináculo do taoismo.

O primeiro templo taoista, o Templo dos Cinco Dragões, foi construído durante o reinado do imperador Taizong na dinastia Tang (618-907 dC). Estruturas adicionais foram adicionadas nos séculos seguintes, particularmente sob o patrocínio de governantes chineses que eram devotos seguidores taoistas, como o imperador Yongle da dinastia Ming (1368-1644).

Logo, as Montanhas Wudang atraíram muitos chineses para praticar o taoismo. Um deles era Zhang Sanfeng, uma lendária figura taoista do século XII e o homem amplamente creditado com a fundação do Wudang Kung Fu.

Existem vários relatos históricos sobre a vida de Zhang. Uma tradição afirma que ele nasceu em Shaowu, na província de Fujian, no sudeste da China, em 1247 e viveu por mais de 200 anos. Diz-se que ele nasceu cego e após sua mãe o levar as montanhas aos 5 anos ele recuperou sua visão, serviu como funcionário do governo por um curto período em sua juventude, mas depois deixou seu escritório e doou sua riqueza e começou a viajar pelo país como eremita.

Zhang finalmente se estabeleceu nas montanhas Wudang e viveu lá como um sacerdote taoista recluso, curandeiro e sábio.
Zhang passou muito tempo estudando filosofia e medicina taoista. Para prolongar sua vida útil e alcançar a imortalidade, ele defendeu a chamada “medicina interior” taoista.

Ele disse uma vez: “Cultivar o humor antes de cultivar o medicamento; cultivar o caráter antes de cultivar um bom remédio; quando a mente estiver firme, o remédio virá naturalmente por si só; quando o humor e o caráter forem cultivados, um bom remédio estará ao seu alcance.”

Força interior

No livro intitulado “Epitáfio de Wang Zhengnan”, Huang Zongxi (1610-95), um renomado naturalista chinês, teórico e filósofo político, afirmou que Zhang Sanfeng também criou artes marciais internas taoistas, que incluem tanto o Tai Chi Chuan quanto o kung fu Wudang.

O interno e o externo são conceitos-chave nas artes de luta tradicionais da China. A diferença é a fonte da energia aplicada.

Por exemplo, um movimento de luta pode ser exercido por forças estruturais e musculares externas, ou controlando a circulação de uma força interna chamada QI (“energia vital”), que pode ser acumulada por exercícios físicos e espirituais e fluir por meio de um corpo relaxado.

O Tai Chi Chuan e o Wudang kung fu de Zhang foram supostamente criados conforme a ideologia taoista, segundo a qual o Tao, a fonte eterna, padrão e substância de tudo o que existe, sugere naturalidade, simplicidade, espontaneidade e suavidade, silêncio, unificação e harmonia. E esses elementos estão presentes nos movimentos e habilidades do Wudang Kung Fu.

O objetivo inicial do Wudang Kung Fu era manter a forma. Os movimentos e habilidades do Wudang Kung Fu foram projetados para melhorar a circulação sanguínea, relaxar músculos e articulações e cultivar a saúde física e mental.

Mais tarde, também se tornou uma arte de luta pela autodefesa. Sua estratégia é repelir ataques duros com movimentos suaves, derrotar os fortes de maneira flexível, enfrentar o ativo com calma, vencer o jejum de maneira lenta e atacar somente depois que o oponente atacar primeiro. Ele enfatiza a defesa e não o ataque. Isso ocorre porque o taoismo promove paz e harmonia, em vez de conflito; então o Wudang Kung Fu é para proteção, não destruição.

O Wudang Kung Fu continua popular na China hoje e, como o seu homólogo norte Shaolin, também está sendo praticado em muitos outros lugares ao redor do mundo. Em 2006, o Wudang Kung Fu foi inscrito na primeira lista nacional de patrimônios culturais intangíveis da China.

As características do Wudang kungfu são as seguintes:

É guiado por teorias taoistas como Tai Chi, Yin e Yang, Xingyi e Baguazhang

Os taoistas fundiram confucionismo, budismo e taoismo com lealdade mantida e piedade filial. O taoista usou artes marciais internas para colocar em prática suas teorias de “superar o duro com o macio e controlar o movimento com o parado”.

O Wudang Kungfu é baseado na rotina e na técnica.

A arte enfatiza o corpo e a mente, a mudança de Yin e Yang, a combinação de ação e inação. Presta muita atenção às funções externas, incluindo o exercício das mãos, olhos, corpo, habilidade e etapas. Também enfatiza a importância das funções internas: mente, espírito, respiração e força. Todo gesto ou movimento está conectado à fisiologia e à mentalidade. O wudang kungfu pode estimular a circulação sanguínea e o enriquecimento, relaxa os músculos, regula a respiração; nutri os cinco órgãos internos e reconstrói o corpo e a mente.

A arte do ataque é usada apenas como mecanismo de autodefesa.

Os taoistas são defensores da paz; eles tentam convencer as pessoas a raciocinar por meio de persuasão justa, não de poder. O taoismo também promove a harmonia entre as pessoas e faz progressos juntos.

Disciplinas estreitas.

Existem tabus e mandamentos para seguidores e adeptos que devem ser obedecidos. Aqueles que optam por desobedecer, estão geralmente sujeitos a culpa e punição. Por ofensas graves, uma pessoa pode sofrer advertência e até mesmo ser expulsas por entender que no seu coração há muita maldade.

Conforme a natureza, o Wudang enfatiza movimentos suaves e flexibilidade.

Cada postura incorpora algum tipo de ação, círculo ou rotação. Pegue o Tai Chi como exemplo. O corpo deve-se mover usando a cintura como um eixo e todo o corpo é conduzido com movimentos circulares. A arte exibe a beleza de poder, flexibilidade e força, bem como o suprimento infinito de vitalidade e vigor.

MENU DE NAVEGAÇÃO