MENU

O qigong é um dos quatro pilares da medicina tradicional chinesa: acupuntura, massagem, fitoterápicos e qigong. É um antigo sistema de saúde chinês que integra posturas físicas, técnicas de respiração e intenção focada.

A palavra Qigong (Chi Kung) é composta de duas palavras chinesas. O QI é geralmente traduzido como a força da vida ou energia vital que flui por todas as coisas do universo. A segunda palavra, gong, significa realização ou habilidade que é cultivada através da prática constante. Juntos, Qigong (Chi Kung) significa cultivar energia, é um sistema praticado para manutenção da saúde, cura e aumento da vitalidade.

As práticas de qigong podem ser classificadas como marciais, médicas ou espirituais. Todos os estilos têm três coisas em comum: todos envolvem uma postura (móvel ou estacionária), técnicas de respiração e foco mental. Algumas práticas aumentam o QI; outros o circulam, o usam para limpar e curar o corpo, armazená-lo ou emitir QI para ajudar a curar outros. As práticas variam dos estilos internos suaves, como o Taiji; aos estilos externos e vigorosos, como o Kung Fu. No entanto, os movimentos suaves e lentos da maioria das formas de Qigong podem ser facilmente adaptados, mesmo para os deficientes físicos, e podem ser praticados por todas as faixas etárias.

Como qualquer outro sistema de assistência médica, o Qigong não é uma panaceia, mas certamente é uma prática de assistência médica altamente eficaz. Muitos profissionais de saúde recomendam o Qigong como uma importante forma de medicina complementar alternativa.

Qigong cria uma consciência e influência dimensões do nosso ser que não fazem parte dos programas de exercícios tradicionais. A maioria dos exercícios não envolve o sistema de medicina usado na acupuntura nem enfatiza a importância de adicionar intenção mental e técnicas de respiração aos movimentos físicos. Quando essas dimensões são adicionadas, os benefícios do exercício aumentam exponencialmente. Os movimentos suaves e rítmicos de Qigong reduzem o estresse, aumentam a resistência, aumentam a vitalidade e melhoram o sistema imunológico. Também foi encontrado melhora nas funções cardiovasculares, respiratórias, circulatórias, linfáticas e digestivas.

Aqueles que mantêm uma prática consistente de Qigong acham que isso ajuda a recuperar a vitalidade juvenil, a manter a saúde até a velhice e a acelerar a recuperação de doenças. Pesquisas científicas ocidentais confirmam que Qigong reduz a hipertensão e a incidência de quedas na população idosa. Um dos efeitos mais importantes a longo prazo é que o Qigong restabelece a conexão corpo / mente / alma.

As pessoas fazem Qigong para manter a saúde, curar seus corpos, acalmar suas mentes e se reconectar com seu espírito. Quando esses três aspectos do nosso ser são integrados, ele encoraja uma visão positiva da vida e ajuda a eliminar atitudes e comportamentos prejudiciais. Também cria um estilo de vida equilibrado, que traz maior harmonia, estabilidade e diversão

Há uma grande variedade de práticas de Qigong. Eles variam das formas simples e internas aos mais complexos e desafiadores. Eles podem interessar e beneficiar a todos, desde os mais sedentários fisicamente até os superatletas. Existem aulas de Qigong para crianças, idosos e todas as faixas etárias. Como o Qigong é algo extremamente delicado, é imprescindível que o responsável seja formado, tenha uma linhagem correta e siga os ensinamentos e preceitos para que assim os ensinamentos possam realmente contribuir para a melhora esperada.

MENU DE NAVEGAÇÃO